23 março 2012

Alguns outros sabonetes artesanais da Sachi

O gosto por determinadas texturas e aromas varia muito de pessoa para pessoa, e às vezes se modifica ao longo do tempo. Eu, por exemplo, nunca havia gostado particularmente de jasmim, mas mudei completamente de ideia há alguns meses, depois que experimentei o hidratante corporal Sensual Jasmine Body Cream da Neal's Yard Remedies — inclusive encomendei o meu terceiro pote hoje.

Um dos meus maiores receios ao escrever resenhas é criar uma expectativa muito positiva ao elogiar o perfume de algum produto e depois acontecer de algum(a) leitor(a) não gostar daquele cheiro. Para diminuir esse risco com relação ao meu texto anterior, sobre o Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio da Sachi Cosméticos Naturais (justamente porque o aroma desse produto é bastante diferente do que se encontra em sabonetes em geral, além de ser realmente bem discreto), pensei que seria bom contextualizar melhor as minhas opiniões. Resumidamente, eu tendo a preferir fragrâncias florais e herbáceas, eventualmente com um toque amadeirado — em oposição a opções muito adocicadas, frutadas ou intensas —, e amo os cheiros naturais de óleos e manteigas vegetais em geral.

Os produtos da Sachi se enquadram nessa abordagem aromática e foi por isso que chamaram tanto a minha atenção num primeiro momento. Essa ótima impressão inicial foi confirmada quando efetivamente usei os sabonetes em barra, os óleos corporais e as manteigas emolientes dessa marca. Existem também óleos faciais e aromasprays de ambiente, mas esses eu ainda não experimentei.

Tendo dito tudo isso, quero registrar agora alguns comentários sobre outros sabonetes da Sachi que também me agradaram muito. A maioria deles não está disponível em estoque no momento, mas sempre podem voltar a ser fabricados; nesse caso incluí links para o blog da marca em vez da loja virtual.

Sabonete #52 Oliva & Capim-limão: Perfeito para um banho energizante. Até hoje não encontrei ninguém que não goste do cheiro de capim-limão, e neste sabonete o aroma é bem pronunciado. Ingredientes: óleos saponificados (azeite de oliva extravirgem, óleo de rícino [mamona], óleo de palmiste*, óleo de palma*), água, óleos essenciais de capim-limão e ho wood, extrato de semente de grapefruit (* ingredientes orgânicos). [ATUALIZAÇÃO, 22/05/2015: A composição atual é ligeiramente diferente: óleos saponificados (azeite de oliva extravirgem, óleo de palmiste*, óleo de palma*), água, óleos essenciais de capim-limão e ho wood, antioxidante natural (Thymus vulgaris) (* ingredientes orgânicos). As listas de ingredientes têm evoluído com o tempo. Por exemplo, o extrato de semente de grapefruit não tem sido mais usado em nenhum sabonete da marca.]

Sabonete #48 The Black Soap: Totalmente preto, é o sabonete mais inusitado que eu já experimentei. É feito com carvão de bambu ultrafino, e limpa profundamente sem ressecar. Ao contrário do que imaginei a princípio, a espuma preta não mancha, na verdade ela sai facilmente com água. O aroma é uma delícia, um floral amadeirado bem equilibrado. Ingredientes: carvão de bambu, óleos saponificados (óleo de castanha-do-pará*, óleo de rícino [mamona], óleo de palmiste*, óleo de palma*), água, óleos essencialis de cedro atlas, ylang ylang e laranja, extrato de semente de grapefruit (* ingredientes orgânicos).

Sabonete #20 Ucuúba & Açaí: Com manteiga de ucuúba, uma planta amazônica que tem propriedades emolientes, cicatrizantes e antissépticas, este sabonete é muito indicado também para ser usado como espuma de barbear. Tem uma textura supercremosa e um cheiro agradavelmente original. Ingredientes: açaí em pó, óleos saponificados (manteiga de ucuúba*, azeite de oliva, óleo de palma*, óleo de palmiste*), água, óleos essenciais de patchouli, capim-limão e sálvia esclareia, extrato de alecrim (* ingredientes orgânicos).

Sabonete #2 Amazon Mix: Outro sabonete com ingredientes da Amazônia, também contém açaí liofilizado, que é antioxidante e contribui para a aparência da massa ser levemente terrosa e salpicada de pontinhos. Outro elemento importante é o óleo de castanha-do-pará, um dos meus óleos vegetais favoritos. Tem uma fragrância refrescante. Ingredientes: açaí em pó, óleos saponificados (óleo de castanha-do-pará*, manteiga de cupuaçu*, óleo de palma*, óleo de palmiste*), água, óleos essenciais de capim-limão, hortelã-pimenta e ho wood (* ingredientes orgânicos).

Sabonete #11 Baby Soap: Especificamente criado para bebês e peles sensíveis, é bem suave, feito com uma combinação especial de óleos vegetais, e delicadamente perfumado com óleo essencial de lavanda. É o sabonete que a minha filha de 4 anos usa; deixa a pele e o cabelo limpos e macios. Sempre é importante evitar que a espuma entre em contato com os olhos, principalmente em se tratando de bebês e crianças. Ingredientes: óleos saponificados (óleo de amêndoa doce, óleo de castanha-do-pará*, óleo de abacate extravirgem*, óleo de palmiste*, óleo de palma*, óleo de copaíba*), água, óleo essencial de lavanda, extrato de semente de grapefruit (* ingredientes orgânicos). [ATUALIZAÇÃO, 22/05/2015: A lista de ingredientes atual é um pouco diferente: óleos saponificados (óleo de abacate extravirgem*, azeite de oliva extravirgem, óleo de palmiste*, óleo de palma*), água, óleo essencial de lavanda, antioxidante natural (extrato por CO2 de alecrim*) (* ingredientes orgânicos).]

As listas de ingredientes variam um bocado de um tipo de sabonete para outro; alguns são feitos à base de óleo de castanha-do-pará, outros de óleo de oliva, outros de óleo de amêndoa-doce, outros de óleo de buriti, outros ainda de óleo de andiroba, entre muitas outras possibilidades. Todos os sabonetes da Sachi podem ser usados no corpo, no rosto, na região íntima e no cabelo. De acordo com os ingredientes utilizados, cada tipo de sabonete oferece um grau diferente de adstringência — ou de hidratação. As únicas exceções para uso como xampu sólido são os sabonetes que possuem elementos que deixariam resíduos no cabelo, como farelo de aveia e pedacinhos de casca de limão e de laranja (não é o caso dos que eu citei).

O peso mínimo de cada barra é de 120g e o preço costuma girar em torno de R$15,00. Os sabonetes são confeccionados em edições limitadas e em pequenas quantidades, num processo efetivamente artesanal e longo, que inclui quatro semanas de maturação, entre outras etapas de produção.

Para tirar dúvidas, pedir sugestões ou perguntar sobre a previsão de disponibilidade dos próximos lotes, basta escrever para a Sachimi Garcia dos Santos, que além de fundadora da marca é quem elabora e envia todos os produtos. O email dela é sachigs@gmail.com e a loja virtual tem um formulário na seção “Contato”.

ATUALIZAÇÃO, 05/07/2012: Quando uma determinada opção de sabonete se esgota, pode levar um bocado de tempo para ser produzida novamente. Por outro lado, há sempre alguma outra opção nova sendo lançada. A seção “Sabonetes” é constantemente atualizada e mostra os sabonetes efetivamente disponíveis na loja.

ATUALIZAÇÃO, 22/02/2013: Infelizmente, as linhas de Manteigas Emolientes, Óleos Corporais, Óleos Faciais e Aromasprays foram descontinuadas em fevereiro de 2013. Essa decisão não é necessariamente definitiva, e foi tomada para priorizar a produção dos sabonetes, que são o carro-chefe da marca.

ATUALIZAÇÃO, 13/06/2013: As Manteigas Emolientes voltaram a ser produzidas há alguns meses, e com novas fragrâncias, mas o óleo de abacate foi retirado da fórmula das Manteigas Emolientes Murumuru. É possível ver as opções disponíveis na seção “Manteigas”, lá no site da Sachi.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, da Sachi”
“Resenha: Manteiga Emoliente para as Mãos e o Corpo Murumuru – Tomilho & Gerânio, da Sachi”
“Resenha: Óleo Facial Pele Madura Noite e Óleo Facial Pele Oleosa Dia, da Sachi”
“Resenha: Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta”
“Resenha: perfumes literários femininos da Ravenscourt Apothecary: Jane Eyre, Elizabeth Bennet, Alice e Anne of Avonlea”

4 comentários:

Yumi disse...

Oi Michelle!

Adorei saber dessa marca, tudo super natural e dificilmente eu encontraria pesquisando no google, obrigada pela dica!

E melhor de tudo, tem preço amigo!

bj

Michelle C. disse...

De nada, Yumi, fiquei contente por você ter gostado! Os preços são mesmo ótimos; é uma sorte ter produtos que são verdadeiros luxos e ao mesmo tempo tão acessíveis. Beijo :)

Anônimo disse...

Oi Michelle,
Você sabe alguma novidade sobre a Sachi,se ela vai voltar ou não.
Bjs

Michelle C. disse...

Oi, Anônimo(a), a Sachi se mudou, por isso as atividades da marca estão suspensas. Espero que ela volte, mas não sei quando isso vai ocorrer... Assim que eu souber de alguma novidade, avisarei no Facebook do Tantas Plantas, com certeza. Bjs!