01 abril 2015

Resenha: Loção Hidratante Copaíba, da Cativa

Há mais de quinze anos, eu trabalhava numa editora de livros, e uma colega contou que estava se tratando com cápsulas de copaíba. A informação mais curiosa se referia ao sabor: ela disse que a copaíba tinha “gosto de gaveta”. No ano passado, quando vi que a marca brasileira Cativa possui uma linha de produtos elaborados com óleo de copaíba e indicados para peles sensíveis, me lembrei dessa história e comprei alguns itens para experimentar.

Loção Hidratante Copaíba, da Cativa
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Fiquei muito satisfeita com a Loção Hidratante Copaíba, que associa ativos orgânicos e naturais da Amazônia: óleo de copaíba, óleo de andiroba e manteiga de cupuaçu. Segundo a marca, o produto complementa o tratamento de peles delicadas, com tendência a psoríase e dermatites. Sua fórmula contém 86,4% de insumos orgânicos rastreados, é vegan e cruelty-free. Está copiada logo a seguir, junto com os termos correspondentes em português.
Copaifera officinalis oil / óleo de copaíba, Linum usitatissimum seed oil* / óleo de linhaça*, Carapa guaianensis seed oil* / óleo de andiroba*, Theobroma grandiflorum seed butter* / manteiga de semente de cupuaçu*, Melaleuca alternifolia leaf water* / hidrolato de tea tree (melaleuca)*, cetearyl glucoside and sorbitan olivate / glicosídeo cetearílico e olivato de sorbitano, cetearyl alcohol / álcool cetearílico, sodium citrate / citrato de sódio, xanthan gum / goma xantana, glycerin / glicerina, benzyl alcohol and dehydroacetic acid / álcool benzílico e ácido deidroacético, Aloe barbadensis extract / extrato de aloe vera, methylheptyl isostearate / isoestearato de metilheptilo, Lavandula officinalis essential oil / óleo essencial de lavanda, linalool / linalol.
* Insumos orgânicos.
Hidratante corporal sempre foi um item crítico para mim, devido ao meu histórico de dermatite atópica  uma doença crônica e não contagiosa que causa inflamação na pele e tem o ressecamento como uma das características mais frequentes. Felizmente, o quadro está bem controlado e há anos não tenho sintomas. A utilização de cosméticos naturais com ingredientes orgânicos contribui decisivamente para esse resultado; o texto “Meu relato sobre dermatite atópica e o uso de produtos naturais com ingredientes orgânicos” contém informações mais detalhadas.

O aroma dessa loção é amadeirado, lenhoso, bem característico da copaíba, e conta com a presença equilibrante do óleo essencial de lavanda. Me agrada muito, mas já notei que a copaíba não é uma unanimidade. Para mim, esse produto tem o cheiro ideal para começar um dia cheio de tarefas, pois me inspira centramento e firmeza. De todo modo, a intensidade inicial da fragrância se dissipa com rapidez.

Conversando com a proprietária da Cativa, soube que vários clientes gostam de usar esse hidratante como loção pós-barba, devido ao resultado calmante e regenerador, além do excelente rendimento.

De modo geral, a Loção Hidratante Copaíba me proporciona uma grande sensação de suavidade e conforto, que dura o dia todo. É completamente absorvida em instantes, sem deixar um resíduo oleoso na pele. Já as minhas pernas são especialmente ressecadas, e podem precisar de um cuidado mais intensivo nos dias de clima ameno ou frio. Nesse caso, após o banho e depois de passar a loção na pele úmida, coloco nessa área uma leve camada de algo mais emoliente, como a Manteiga de Murumuru, orgânica, da marca artesanal e brasileira Ewé, ou a pomada Creamy Cocoa Butter Everyday Body Moisturizer, à base de manteiga de cacau orgânica e fair trade, da empresa norte-americana Badger.

Loção Hidratante Copaíba está custando R$56,00 e vem num frasco de plástico escuro, resistente, com uma boa tampa flip-top da cor de ouro velho, rótulo colorido e capacidade para 240ml. A textura é de loção cremosa e a cor é branca. O rendimento é mesmo notável, cada frasco dura bastante tempo comigo, mesmo usando duas vezes por dia e no corpo inteiro.

Fundada em 2008 por uma empresária e socióloga de formação, conhecida como Rose Cativa, a Cativa Natureza é a primeira rede brasileira de lojas físicas especificamente voltadas para a venda de cosméticos com insumos orgânicos rastreados. Os produtos apresentam selos de certificação do IBD e são sistematicamente analisados para atestar a ausência de metais pesados em suas formulações, uma medida de segurança valiosíssima. Sempre que possível, são priorizados os produtores orgânicos pequenos e médios. Não são feitos testes em animais. Num país cujo mercado de produtos orgânicos de cuidados pessoais ainda tem pouquíssima visibilidade, a verve empreendedora, a responsabilidade e a dedicação da Rose Cativa merecem destaque e o maior reconhecimento.

Atualmente, além de duas lojas no Paraná (sendo uma delas a loja matriz, localizada no Mercado Municipal de Orgânicos, em Curitiba), a rede possui franquias nos estados de São Paulo e do Ceará, e atende clientes de todo o Brasil por meio de uma loja online própria: http://www.lojacativa.com.br. O site abriga uma profusão de itens e mereceria uma disposição mais padronizada e intuitiva, que facilitasse a pesquisa dos produtos. O frete é gratuito para compras acima de R$200,00 e o pagamento pode ser feito com cartão de crédito (via PagSeguro), boleto bancário ou depósito em conta — modalidade na qual o(a) cliente usufrui de um abatimento de 3%.

Nas lojas físicas funciona o Projeto Cativa Natureza Sustentável, com urnas para o descarte as embalagens da marca. Ao participar do projeto, levando as embalagens vazias a uma loja Cativa, o(a) cliente recebe na hora um desconto na compra de qualquer produto do local.

Para dúvidas e sugestões, pode-se entrar e contato pelo telefone (41) 3363-0905 ou num formulário virtual, na página “Contato”. Lançamentos e dicas são frequentemente divulgados no Facebook: https://www.facebook.com/CativaNatureza.

Nenhum comentário: