10 abril 2015

Resenha: manteiga corporal Creamy Cocoa Butter Every Day Body Moisturizer, da Badger

Gosto muito do cheiro e das propriedades regeneradoras, suavizantes e protetoras da manteiga de cacau, por isso fiquei bastante interessada quando vi o Creamy Cocoa Every Day Body Moisturizer (Hidratante Corporal Diário Cacau Cremoso, em tradução livre), da marca norte-americana Badger. Meu interesse aumentou ainda mais quando li que a manteiga de cacau usada tem certificação Fair Trade, além de ser orgânica, e dá ao produto um aroma de chocolate. Quando minha encomenda chegou, vi que o cheiro é mesmo delicioso, e toda vez que abro a latinha tenho vontade de comer tudo!... Curiosamente, o Creamy Cocoa Butter Every Day Body Moisturizer é um produto tecnicamente sem perfume, pois não é aromatizado nem mesmo com óleos essenciais.

Creamy Cocoa Butter Every Day Body Moisturizer, da Badger
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Além da manteiga de cacau, conta com os benefícios de ingredientes como azeite de oliva, óleo de coco, óleo de jojoba, cera de abelha proveniente de manejo saudável e extratos de sea buckthorn, rosa mosqueta e calêndula. Sua fórmula é 100% orgânica, e portanto também 100% natural, e apresenta o selo USDA Organic. É cruelty-free, assim como todos os demais itens da Badger. Anotei abaixo a composição completa e acrescentei os termos traduzidos.
Theobroma cacao (Fair Trade certified cocoa) butter* / manteiga de cacau (cacau certificado Fair Trade)*, Olea europaea (extra virgin olive) oil* / óleo de oliva extravirgem*, cera alba (beeswax)* / cera de abelha*, Cocos nucifera (coconut) oil* / óleo de coco*, Ricinus communis (castor) oil* / óleo de rícino/mamona*, Simmondsia chinensis (jojoba) oil* / óleo de jojoba*, CO2 extracts of / extratos obtidos com dióxido de carbono de: Rosmarinus officinalis (rosemary)* / alecrim*, Hippophae rhamnoides (Seabuckthorn)* / espinheiro-do-mar*, Rosa canina (rosehip)* / rosa mosqueta* & Calendula officinalis (calendula)* / e calêndula*.
* = Certified organic / * = orgânico certificado.
Esse hidratante possui a composição típica dos bálsamos (balms) que costumo ver nos sites das marcas naturais e orgânicas estrangeiras: óleos vegetais, cera de abelha, e extratos vegetais ou óleos essenciais. Aqui no Brasil, esse tipo de produto pode ser entendido como pomada ou unguento. Os produtos chamados de manteigas (butters) geralmente não contêm cera de abelha.

Os bálsamos têm ação hidratante por formar uma barreira que ajuda a pele a reter umidade por mais tempo. Não levam água em sua composição. Se forem passados na pele úmida, seu poder de atuação aumenta. Normalmente uso o bálsamo logo após aplicar uma camada de loção hidratante, nas áreas mais secas do meu corpo.

Quem já conhece o blog provavelmente leu o texto “Meu relato sobre dermatite atópica e o uso de produtos naturais com ingredientes orgânicos”. O Creamy Cocoa Butter Every Day Body Moisturizer é um dos itens que não poderiam deixar de ser citados. Sempre que o utilizo, noto claramente que a pele fica mais hidratada e mais resistente. A sensação é de cuidado, tratamento especial. Não é um produto que eu passo e esqueço que passei, pois ele se faz presente ao tato e ao olfato, mas ao mesmo tempo se incorpora totalmente à pele e lhe confere um acabamento sequinho — no bom sentido, em oposição a engordurado. Fica ótimo nas mãos, antes de dormir, e é muito eficaz no combate ao ressecamento de joelhos, cotovelos, unhas e cutículas. Também adoro usá-lo no corpo inteiro, principalmente de noite e logo após um banho relaxante, e nesse caso dispenso a camada prévia de loção hidratante.

Acho-o particularmente útil após a exposição ao sol, à água do mar e ao cloro de piscina. E serve para massagem e para hidratar a pele depois da depilação com lâmina que faço nas pernas. Funciona bem como demaquilante: durante suas brincadeiras, às vezes minha filha faz pinturas no rosto com lápis de olho na cor preta (escolho sempre opções de marcas naturais para ela usar, sem as substâncias potencialmente nocivas que temos o hábito de evitar), e com esse produto ela remove tudo sozinha, com a maior facilidade. De acordo com a Badger, esse cosmético também é indicado para gestantes e crianças.

Consiste numa pomada amarela e macia. Mesmo em dias frios, a textura não fica muito dura. Vem numa lata colorida, de metal e resistente, com 7cm de diâmetro, 2,5cm de altura e 56g de conteúdo. A impressão das letras e do desenho do texugo que dá nome à marca é perfeita: não descasca e dificilmente fica arranhada. Ganha uma proteção extra com uma caixa de papelão, que foi modificada, e atualmente gasta menos papel. A foto que ilustra essa resenha foi feita há um certo tempo e mostra a caixa antiga. Desde que experimentei o produto pela primeira vez, anos atrás, já o recomprei novamente uma porção de vezes, inclusive para dar de presente.

De acordo com a Badger, os produtos da marca que vêm em latinhas têm um prazo de validade de 3 anos, contanto que estejam estocados em condições adequadas. Além dessa data, as embalagens trazem um símbolo indicando o prazo ideal de utilização, contado a partir do momento em que a latinha é aberta pela primeira vez. No caso do Creamy Cocoa Butter Every Day Body Moisturizer, a informação impressa é de 6 meses, mas pode ele continuar estável para uso por muitos meses depois. A seção de perguntas frequentes do site da marca traz essas e diversas outras informações.

O rendimento é excepcional; a marca diz que uma quantidade pequena vai longe, e pude constatar que é verdade. O preço é US$12,99. Compro na loja virtual iHerb*, que vende esse e inúmeros outros produtos com um desconto, que inclusive vai aumentando de acordo com o número de unidades adquiridas.

* Somente na sua primeira compra na iHerb, o(a) cliente que digitar o código “QUS647” no checkout poderá receber até US$10,00 de desconto. Mais informações no texto “Loja virtual: iHerb”.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Badger Night-Night Balm, para crianças”
“Resenha: filtro solar para o rosto SPF 35 Sport Sunscreen Face Stick, da Badger, para adultos e crianças”
“Bruxismo e massagem com os bálsamos Mugwort Balm e Sweet Birch Balm, da Phoenix Botanicals”
“Resenha e swatches: batons, blushes, sombras e iluminadores da RMS Beauty”
“Resenha: primer Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour, e pó facial translúcido Rose Silk Finishing Powder, da Jurlique”

4 comentários:

gabis disse...

Interessante esse produto. A iHerb é um sonho de loja. Pena que a alfandega e os correios brasileiros tornam o sonho em pesadelo. Minhas compras lá demoram sempre pelo menos 3 meses pra chegar :( :( :(

Michelle C. disse...

Verdade. As minhas compras até costumam demorar menos, em torno de 2 meses, mesmo assim é tempo demais.

Anônimo disse...

Tem cera de abelha, logo, não é cruelty free

Michelle C. disse...

Anônimo, a cera de abelha é um ingrediente de origem animal, portanto os produtos que a contêm não são considerados veganos. Já o conceito de cruelty-free diz respeito a testes em animais. O Leaping Bunny Program certifica todos os produtos da Badger como cruelty-free justamente porque a empresa não testa os produtos finais em animais e nem utiliza ingredientes de fornecedores que testem em animais (mais informações nos links http://www.leapingbunny.org/about/the-standard e https://www.badgerbalm.com/s-8-testing-certifications.aspx).