03 janeiro 2016

Resenha: bálsamo para rosto Blue Beauty Balm, da Isa’s Restoratives

Um dos melhores produtos para o rosto que já utilizei é o Blue Beauty Balm (Bálsamo de Beleza Azul, em tradução livre), da Isa’s Restoratives, uma marca artesanal e orgânica norte-americana, criada por uma brasileira radicada em Nova York. Suavizante, nutritivo, calmante e anti-inflamatório, esse bálsamo tem uma formulação orgânica100% natural e sem testes em animais, com destaque para ingredientes especiais como óleo de gergelim orgânico, manteiga de murumuru orgânico, manteiga de cupuaçu orgânico, óleo de semente de chia orgânica, óleo de farelo de arroz orgânico, óleo de borragem orgânica e óleos essenciais terapêuticos e caros como os de camomila azul, semente de cenoura e néroli, todos também orgânicos.

Blue Beauty Balm, da Isa’s Restoratives
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Experimentei o bálsamo pela primeira vez em julho de 2015, logo após quatro voos que me levaram do Rio de Janeiro a Kona, no Havaí. A viagem consumiu 20 horas de voo e outras tantas dentro de aeroportos, esperando pelas conexões, com estresse, cansaço e excesso de ar condicionado, e tive receio dos possíveis efeitos de tudo isso sobre a minha pele atópica. Felizmente eu havia encomendado, no ótimo site multimarcas Aurora Beauty, uma amostra do Blue Beauty Balm, que chegou antes de mim no endereço em que fiquei no Havaí. Aplicando esse bálsamo junto com o Creme Facial Noturno de Rosas, da marca brasileira Ikove, que eu havia levado na mala, meu rosto não ficou com qualquer dano, e pude aproveitar plenamente as férias ensolaradas.

Meses depois, mencionei o bálsamo no texto “Loja virtual: Aurora Beauty” e entrei em contato com a marca para elogiar o produto. Isa Brito, a fundadora da Isa’s Restoratives, contou que havia aperfeiçoado a fórmula, e gentilmente me enviou uma unidade do Blue Beauty Balm em tamanho normal. Venho usando-o diariamente, há três semanas e com excelentes resultados, logo após o Creme de Vitaminas, da brasileira Carol Cronemberger. Estou com 40 anos, e cada vez mais vejo que o melhor procedimento para hidratar a minha pele mista é utilizar dois tipos de produto (sempre naturais, com ingredientes orgânicos): um creme que contenha água ou hidrolatos em sua composição, e um bálsamo ou um óleo vegetal, fazendo um reforço nas partes mais secas.

Blue Beauty Balm possui uma linda cor azul clara, que pode ser vista através da embalagem de vidro incolor e transparente, com capacidade para 30ml, tampa de plástico preto e rótulos brancos. Acondicionada num saquinho de tecido branco, forma um conjunto minimalista e elegante. Essa coloração rara é dada naturalmente pelo óleo essencial de camomila azul orgânica, que alivia e refresca peles inflamadas e alérgicas.

Blue Beauty Balm, da Isa’s Restoratives
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Com um aroma delicado, deliciosamente relaxante, e uma textura macia, o Blue Beauty Balm tem sido ideal para usar à noite, no rosto todo, no pescoço e no colo. Aproveito o momento para fazer uma automassagem e abrandar tensões relacionadas ao bruxismo que me acompanha há um bom tempo. O bálsamo deixa a pele luminosa, agradável e equilibrada. Tem se mostrado muito útil também para proteger a pele das mudanças bruscas de temperatura e umidade, causadas pelo uso intensivo de ar condicionado — um artigo essencial nos dias bonitos e terrivelmente quentes de verão que estamos tendo no Rio ultimamente. Tudo indica que será especialmente reconfortante nas estações mais frias.

É um produto efetivamente terapêutico. Dez dias atrás, eu estava salteando legumes numa frigideira, quando fui queimada por uma gota de óleo muito quente, e o Blue Beauty Balm trouxe um alívio imediato. Continuei passando-o na queimadura, duas vezes por dia. A pele se recuperou perfeitamente, e não senti mais nenhuma dor.

Copiei abaixo a lista completa de ingredientes, e acrescentei os termos correspondentes em português.
Sesame oil* / óleo de gergelim*, murumuru butter* / manteiga de murumuru*, cupuaçu butter* / manteiga de cupuaçu*, babassu oil* / óleo de babaçu*, chia seed oil* / óleo de semente de chia*, andiroba oil* / óleo de andiroba*, rice bran oil* / óleo de farelo de arroz*, marshmallow* / alteia*, yarrow** / mil-folhas**, beeswax / cera de abelha, borage seed oil* / óleo de semente de borragem*, rosemary extract* / extrato de alecrim*, essential oils of blue chamomile* / óleos essenciais de camomila azul*, lavender* / lavanda*, carrot seed* / semente de cenoura*, neroli* / néroli*.
Gluten-free / sem glúten.
* Organic / * orgânico.
** Wildcrafted / ** colhido em seu habitat original.
A validade é de 8 a 12 meses, sendo que o produto pode permanecer bom para uso mesmo após mais tempo, graças ao extrato de alecrim, entre outros componentes. Está custando US$60,00, tanto no site da Isa’s Restoratives quanto na loja online Aurora Beauty; mais informações em “Loja virtual: Aurora Beauty”). Ambas fazem envios para o mundo todo. O preço condiz com a excepcional qualidade e o alto rendimento do Blue Beauty Balm.

Isa Brito nasceu no estado de São Paulo e passou uma grande parte da sua infância numa fazenda em Minas Gerais, na qual aprendeu a cuidar dos animais e das hortas, e absorveu conhecimentos sobre plantas medicinais. Vive há muitos anos no Brooklyn, em Nova York, onde aprimorou essa base com estudos sobre herbalismo. Quando sua filha começou a se interessar por cosméticos e maquiagem, Isa notou que as marcas convencionais frequentemente usam ingredientes nocivos, e decidiu desenvolver produtos em casa, atraindo o interesse de amigos e parentes, que logo os recomendaram para outras pessoas. Com o lançamento do site, chegaram clientes de outras áreas dos Estados Unidos. Há três anos, saiu do emprego que tinha e passou a se dedicar integralmente à sua marca.

Foi um prazer tirar dúvidas com ela por email. Acessível, sofisticada e muito simpática, Isa Brito tem um amor pelo trabalho, uma experiência e uma dedicação que são evidentes. Várias plantas utilizadas são cultivadas em seu jardim, outras são colhidas na natureza, de forma sustentável. Todos os produtos da Isa’s Restoratives são elaborados à mão, em lotes reduzidos, dando preferência a fornecedores pequenos, conscienciosos e locais, com certificação orgânica ou fair trade.

Comprei meu presente de Natal para mim mesma no site da marca. Não vejo a hora de receber minha encomenda, trazida junto com pedidos de outros clientes pela própria fundadora, que virá ao Brasil na semana que vem. Os pacotes serão enviados pelo correio brasileiro, com frete gratuito.

OBSERVAÇÃO: Conforme informei nesse texto, usei esse bálsamo pela primeira vez e o citei no blog após usar uma amostra que foi encomendada por mim, como parte de uma compra que fiz numa loja virtual. Posteriormente, recebi o produto em tamanho normal, gentilmente enviado pela marca, sem custo algum. Escrevi essa resenha e adquiri outros produtos porque fiquei efetivamente muito satisfeita com os resultados, o atendimento e a proposta da marca.

ATUALIZAÇÃO, 01/08/2020: Em 2018, a marca Isa’s Restoratives passou a se chamar Isa Skin Care.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Liquid Gold Facial Serum, da Isa’s Restoratives”
“Resenha: óleo corporal Violetta Body Oil e loção de limpeza facial Liquid Clay Cleanser, da Isa’s Restoratives”
“Férias no Havaí, parte 2: restaurantes, produtos orgânicos e outras compras na Big Island”
“Bruxismo e massagem com os bálsamos Mugwort Balm e Sweet Birch Balm, da Phoenix Botanicals”
“Resenha: sal de banho Moroccan Rose Bath Salt, da Ravenscourt Apothecary”
“Resenha: Sabonete de Massoia, da Ewé”

6 comentários:

Vanessa Infante disse...

Michelle, adoro suas resenhas =D. Explicativas, excelentes. Por gentileza poderia me indicar produtos anti-idade para linhas de expressão/rugas? Desde já agradeço à atenção. Bjos.

Michelle C. disse...

Olá, Vanessa Infante, muito obrigada pelo comentário!

Há alguns dias, falei com a minha irmã e o meu cunhado por Skype e eles me disseram que eu estava muito bem e parecia mais jovem, sendo que eu estava vestindo uma roupa de usar em casa, velhinha mesmo, e as únicas coisas relacionadas à beleza do rosto que eu tinha feito haviam sido tomar um banho e passar o Blue Beauty Balm! Claro, o estado de espírito influencia muito na aparência e eu me sentia bem contente, mas esse bálsamo deixa a pele tão bem cuidada que acho que pode mesmo amenizar linhas de expressão.

Outro produto incrível da Isa's Restoratives se chama Liquid Gold Serum; já experimentei e também adorei o resultado, mas tenho a impressão de que o Blue Beauty Balm rende mais aplicações. De todo modo, ninguém melhor do que a Isa Brito para dar indicações sobre os próprios produtos. Se você tiver interesse, entre em contato com ela por email (info@isasrestoratives.com). Aliás, ela virá ao Brasil nessa semana e vai trazer as encomendas que forem feitas até terça-feira (5 de janeiro), com o código BRASIL. Essa é uma boa chance de comprar os produtos sem correr o risco de ser taxada pela Receita Federal, já que a Isa vai enviar todos os pacotes pelo correio brasileiro — e sem cobrar frete, olha só que ótimo.

Conforme escrevi na resenha, o que mais dá certo na minha pele é usar um creme que contenha água ou hidrolatos em sua composição, e em seguida fazer um reforço nas partes mais secas com um bálsamo ou um óleo vegetal. Não sei qual é o seu tipo de pele, então vou citar outros cosméticos que deram certo especificamente comigo. Tenho pele mista, com o nariz oleoso e as bochechas secas, poucas linhas de expressão — creio que esses cosméticos naturais, com ingredientes orgânicos, ajudam muito nesse sentido —, e uma tendência à dermatite atópica que tem estado bem controlada.

– Creme Facial Noturno de Rosas, da Ikove
– Creme para os olhos Echium Anti-ageing Eye Cream, da Pai Skincare
– Manteiga nutritiva para mãos e rosto Vanilla Butter, da Phoenix Botanicals
– Bálsamo Emoliente Contorno dos Olhos, da Sal da Terra — para lábios, bochechas e sobrancelhas também

As marcas Ikove (http://www.ikove.com.br/) e Pai Skincare (http://www.paiskincare.com/) têm linhas completas de cuidados para o rosto, acredito que pode valer a pena visitar os sites de cada uma e ver o que pode ser mais indicado para você.

Uma dica que vi em mais de um lugar e acho que faz sentido é evitar maquiagem cintilante nos olhos, pois esse tipo de produto tende a acentuar rugas e linhas de expressão. Esses itens sem brilho podem ser úteis:

– Sombras minerais Satin Matte Eyeshadow, da Alima Pure (cores Vanilla, Raven e Fleur)
– Primer Stratus Instant Skin Perfector, da Vapour

Você encontra resenhas sobre todos esses produtos aqui no blog — basta colocar os nomes no campo de pesquisa que fica no alto da tela, à esquerda, com o ícone de lupa. A única exceção é a sombra na cor Fleur, que é uma compra mais recente e ainda não foi postada aqui.

Me avisa se tiver alguma dúvida? Beijos!

Vanessa Infante disse...

Michelle, muito obrigada pelas explicações e a riqueza de detalhes.
A maior dificuldade que eu vejo em comprar produtos orgânicos é encontrá-los em sites brasileiros.
Bjos, Vanessa.

Michelle C. disse...

De nada. Que bom que podemos contar com a Ikove, uma excelente marca orgânica e nacional. Beijos!

Anônimo disse...

Oi Michelle! Tudo bem? Seu blog tem me ajudado muito nas mudanças para produtos menos nocivos que venho fazendo. Obrigada, viu? Queria aproveitar pra que te perguntar quais os produtos que vc esta usando atualmente (rosto, hidratante corporal e cabelos). Tenho feitos alguns testes mas ainda não consegui chegar em produtos com um resultado muito bom. Talvez isso pudesse me ajudar. Tenho a pele do corpo bem ressecada e a do rosto mista. E moro no litoral do nordeste. bj, Flavia

Michelle C. disse...

Olá, Flavia, que bom saber disso, muito obrigada pelo seu comentário! Minha pele do corpo é bem seca, a do rosto é mista (nariz oleoso, bochechas secas, o resto normal). Meu cabelo é normal, com tendência a apresentar mais oleosidade na raiz. Também moro no litoral (Rio de Janeiro). Os produtos que estou usando atualmente são:

1. No corpo, sabonetes da Seeds (www.seeds-soap.com) — achei o Sabonete Chai ótimo para pele ressecada, além de ter um cheiro delicioso —, a Loção Hidratante Corporal de Calêndula, da Weleda (www.weleda.com.br), e óleos e manteigas vegetais, sempre orgânicos, para reforçar a hidratação nas áreas mais secas.

2. No cabelo, outros sabonetes da Seeds (www.seeds-soap.com) — estou testando uma porção e gostei bastante do resultado do Ucuúba & Bay Rum — e o Condicionador de Castanha da Ewé (ewe.tanlup.com). E faço umectação com o Óleo de Coco Virgem da Dr. Orgânico (www.dr-organico.com.br), misturado com o Organic Jojoba Oil da Desert Essence (www.desertessence.com, sendo que esse site não entrega no Brasil, então eu compro na iHerb — tem resenha sobre essa loja virtual aqui no blog).

3. No rosto, o Cleanser da S.W. Basics (www.swbasics.com), o Tônico Facial da Ikove (www.ikove.com.br), o Creme Facial Noturno de Rosas da Ikove (www.ikove.com.br), o Blue Beauty Balm da Isa’s Restoratives (www.isasrestoratives.com), o SPF 35 Sport Sunscreen Stick da Badger (www.badgerbalm.com, sendo que esse site também não entrega no Brasil, mas a multimarcas iHerb entrega), o Color Balancing Powder Buttercup da Alima (www.alimapure.com) e eventualmente os Original Aburatorigami Blotting Papers da Tatcha (www.tatcha.com).

Todos os itens citados foram comprados online. Até os produtos de marcas estrangeiras que não estão disponíveis no Brasil podem ser entregues no país, pelo correio — entretanto, recomento a leitura do texto “O que é importante saber antes de comprar em sites estrangeiros” (http://tantasplantas.blogspot.com/2011/06/o-que-e-importante-saber-antes-de.html).

E grande parte dos produtos que mencionei já tem resenha aqui no Tantas Plantas. Quanto aos que ainda não têm, posso adiantar que terão em breve!