20 setembro 2016

Resenha: Corretivo Ultra-Hidratante, Base Excellent Skin e BB Cream 4 em 1, da Baims

Estou usando produtos da Baims para a preparação da pele há quase duas semanas, e não me canso de admirar os resultados: tonalidade uniformizada durante o dia inteiro; manchas, olheiras e outras imperfeições bem disfarçadas; e pele efetivamente hidratada e viçosa, não apenas maquiada. Recém-lançada, a marca oferece maquiagem 100% natural, mineral, vegana, certificada — pelas instituições EcocertPETAThe Vegan Society, PEA e FSC — e elaborada com ingredientes orgânicossem testes em animais.

Não contém derivados de petróleo (como óleo mineral e parafina), conservantes nocivos (como parabenos e formol), metais pesados (como chumbo e mercúrio), polietilenoglicóis (PEGs), triclosan, silicone, sulfatos, cloridrato de alumínio, acetato de tocoferol, talco, transgênicos (OGMs), nanopartículas, produtos de origem animal, fragrâncias sintéticas e nem corantes artificiais. Além disso, é a primeira linha de maquiagem formulada com BBA (BioBehenic Active), um ativo derivado da semente de pracaxi orgânico (Pentaclethra macroloba), com ação clareadora e propriedades anti-idade comprovadas em explantes de pele humana.

Corretivo Ultra-Hidratante nas cores Secret e Light Touch, da Baims
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Presente em todos os produtos da Baims, o BBA aparece nas composições como óleo de pracaxi orgânico (Pentaclethra macroloba), seguindo a nomenclatura INCI. A loja virtual da empresa (http://www.baims.com.br/) divulga a lista completa de ingredientes de todos os produtos. A página “Nossos Ingredientes” dá mais detalhes e informa que produtos contêm cada uma das matérias-primas mencionadas. Várias questões podem ser esclarecidas ali e na página “Dúvidas Frequentes”.

A marca foi idealizada e fundada por Luisa Baims Albrecht, uma empresária que passou a conhecer a fundo o mundo da maquiagem ao trabalhar com programas de moda e filmes publicitários, e se encantou com alternativas orgânicas ao conhecê-las na Alemanha, em 2014. Decidida a trazer produtos com consciência ecológica, ética e responsável para o Brasil, criou a Baims, com cosméticos desenvolvidos com exclusividade na Europa, em laboratórios especializados em maquiagem natural, utilizando ingredientes puros e orgânicos de origem e industrialização brasileiras. A Baims Germany encarrega-se do mercado europeu.

Quando a equipe da Baims entrou em contato comigo para divulgar a linha, tive uma impressão extremamente positiva, diante das formulações realmente naturais, com uma porcentagem expressiva de insumos orgânicos, do alto grau de conhecimento, envolvimento e gentileza da minha interlocutora, e do site claro e de fácil navegação. Recebi, sem custo, o Corretivo Ultra-Hidratante nas cores Secret (02) e Light Touch (01), e amostras de outros produtos para a preparação da pele. A marca tem uma linha completa, que abrange itens para rosto, olhos e lábios.

No sentido horário: louça na cor Kiwi, da Cerâmica Luiz Salvador; Base Excellent Skin 
nas cores Nude Claro e Caramelo, Corretivo Ultra-Hidratante nas cores 
Light Touch e SecretBB Cream 4 em 1 na cor Medium, todos da Baims
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Apesar de ter poucas rugas e de não aparentar a minha idade, a minha pele está longe de ser perfeita (e nem precisa ser!). Tenho 40 anos, poros aumentados no nariz e nas bochechas, manchas antigas de acne, alguns vasinhos estourados, excesso de oleosidade no nariz e uma certa tendência ao ressecamento nas maçãs do rosto durante o inverno, olheiras decorrentes do hábito de ir dormir muito tarde, eventuais áreas avermelhadas, milium e siringoma, além de sardas causadas pela exposição ao sol, ao longo de décadas passadas em cidades de praia.

O meu caso de siringoma era mais evidente quando eu usava ácidos comprados em farmácias convencionais — muitos anos atrás, antes de fazer a transição para produtos orgânicos e naturais. Fiz cauterização uma vez, há uns sete anos, e não tenho planos de repetir esse procedimento em breve. Sem os ácidos (parei de aplicá-los em 2007) e com o uso contínuo de cosméticos mais saudáveis, as elevações de siringoma têm estado mais discretas: menores e menos numerosas. E de tempos em tempos faço a remoção dos pequenos cistos de queratina (milium no singular, milia no plural) em consultório médico. Tanto o milium quanto o siringoma são inofensivos e assintomáticos, embora inestéticos, e acredito que os meus sejam hereditários.

Fiquei muito contente em ver como a maquiagem da Baims realça os meus traços, ao minimizar bem as falhas que listei. E aproveito para frisar que apesar de tudo gosto muito da minha aparência, até porque as marcas e irregularidades citadas são indícios da minha vida, plena na medida do possível.

CORRETIVO ULTRA-HIDRATANTE

Disponível nas tonalidades Secret (02) e Light Touch (01), o Corretivo Ultra-Hidratante tem boa cobertura, textura cremosa, longa duração e aroma neutro; não acumula, não resseca e não craquela. A cor Secret (02) é a minha preferida, um tom de salmão que foi projetado para servir a todos os tons de pele, inclusive as peles mais escuras. Especialmente indicado para olheiras e espinhas, funciona muito bem comigo. Já a cor Light Touch (01) é mais bege e bem clara, e fica um bocado destacada em mim, então prefiro usá-la como sombra em creme e como iluminador, abaixo das sobrancelhas e logo acima da porção final delas, e na parte entre o alto das maçãs do rosto e o canto externo dos olhos.

Vieram em embalagens de plástico transparente, aplicador de espuma e tampas de bambu bem bonitas, lacradas com uma pequena etiqueta. Ficam acondicionados em caixas pretas, de papel certificado pelo FSC, apresentando todas as informações necessárias. O produto final é elegante e bem acabado. Cada unidade está custando R$ 95,50, um preço que corresponde a 7ml, uma quantidade considerável.

Sua proposta inclui um efeito lifting que de fato dá um aspecto descansado ao olhar. A lista de ingredientes do corretivo está copiada a seguir — 100% natural, vegana e cruelty-free, e 56% orgânica, com pigmentos minerais. A tradução para o português é dada pela própria marca.
Sálvia esclareia (Salvia sclarea)*, zemea propanediol, óleo de amêndoa doce (Prunus amygdalus dulcis)*, óleo de jojoba (Simmondsia chinensis)*, parfum, sucrose palmitate, glyceryl stearatecetearyl alcoholpotassium palmitoyl hydrolyzed wheat proteinsubmica FL (mica), glyceryl caprylate, óleo de semente de girassol (Helianthus annuus), olive glycerides, óleo de babaçu (Orbignya oleifera)*, microcrystalline cellulosecellulose gum, óleo de açaí (Eeuterpe oleracea)*, óleo de buriti (Mauritia flexuosa)*, óleo de pracaxi (Pentaclethra macroloba)*, extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis), cellulosetocopherol (vitamina E natural).
Pode conter CI 77891 (titanium dioxide), CI 77491 (iron oxides), CI 77492 (iron oxides), CI 77499 (iron oxides), CI 77019 (mica).
* Proveniente de produção orgânica.
100% do total dos ingredientes são de origem natural.
56% do total dos ingredientes são de origem orgânica.

BASE EXCELLENT SKIN

Testei a Base Excellent Skin nas cores Nude Claro (02) e Caramelo (05). Atualmente encontra-se disponível em 7 tonalidades e está indicada para todos os tipos de pele, especialmente as mais sensíveis e as maduras, que precisam de mais nutrição. Apresenta cobertura média e ótima pigmentação, aceitando sobreposição de camadas. A base se mantém estável na minha pele o dia todo, e praticamente não transfere.

Sua descrição afirma que as propriedades anti-inflamatórias de ingredientes como amêndoa doce, jojoba e babaçu reduzem a vermelhidão do rosto, e pude comprovar isso na prática. Tem um aroma neutro e uma consistência deliciosamente firme e cremosa, dando uma sensação incrível de conforto. O acabamento é mesmo luminoso, fresco, natural.

Utilizei amostras apenas, e achei a embalagem linda, pelo que vi no site, com válvula pump e tampa grande, de bambu. O preço é R$ 125,00, por 30ml de base. Como o produto efetivamente trata a pele, ele dispensa o uso de hidratante antes da aplicação (exceto em áreas muito secas), possibilitando uma boa economia nesse sentido.

Fui informada de que as cores se adptam ao tom da pele após alguns minutos, e isso realmente ocorre, porém a minha cor exata parece ser o Nude (03). Mesmo assim, foi muito interessante testar tons tão distintos, e descobrir que a mistura do Nude Claro (02) com o Caramelo (05) equivale à coloração da minha pele. A composição está anotada abaixo — 100% naturalvegana e cruelty-free, e 53% orgânica, com pigmentos minerais.
Sálvia esclareia (Salvia sclarea)*, zemea propanediol, óleo de amêndoa doce (Prunus amygdalus dulcis)*, óleo de jojoba (Simmondsia chinensis)*, parfum, sucrose palmitateglyceryl stearatecetearyl alcoholpotassium palmitoyl hydrolyzed wheat proteinolive glyceridesglyceryl caprylate, óleo de babaçu (Orbignya oleifera)*, óleo de semente de girassol (Helianthus annuus), microcrystalline cellulosecellulose gum, óleo de açaí (Eeuterpe oleracea)*, óleo de buriti (Mauritia flexuosa)*, óleo de pracaxi (Pentaclethra macroloba)*, extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis),
cellulosetocopherol (vitamina E natural).
Pode conter CI 77891 (titanium dioxide), CI 77491 (iron oxides), CI 77492 (iron oxides), CI 77499 (iron oxides), CI 77019 (mica).
* Proveniente de produção orgânica.
100% do total dos ingredientes são de origem natural.
53% do total dos ingredientes são de origem orgânica.

BB CREAM 4 EM 1

Geralmente me enquadro na classificação de pele clara a média, com subtons neutros. Como fiquei bronzeada nas férias e tenho mantido a cor indo à praia de vez em quando, o BB Cream 4 em 1 na tonalidade Medium (02) me caiu muito bem. Fiquei mais animada ainda ao notar que o produto deixa o meu rosto e o meu pescoço com uma tonalidade mais próxima da pele do corpo. Como protejo mais o rosto quando me exponho ao sol, essa região fica mais clara que o corpo, e a cor Medium (02) corrige isso, dando um ar de saúde.

A pele fica bem cuidada e acetinada, com um acabamento supernatural. Nos dias quentes aqui no Rio, um pouco de pó facial ajuda a lidar com a tendência à oleosidade do meu nariz. O BB Cream 4 em 1 possui boa pigmentação, não transfere e não derrete, mesmo durante atividades físicas. A textura é fluida, fácil de espalhar. Tem rápida absorção e longa durabilidade. Está disponível em 3 tonalidades.

Multifuncional, cumpre as funções de basecreme hidratantecreme nutritivo e produto antienvelhecimento. A marca o indica para todos os tipos de pele, especialmente as maduras, que necessitam de mais hidratação, cuidado e nutrição. Na minha pele a cobertura apresentada é leve, e pode ser intensificada por sobreposição. No entanto, prefiro não construir um monte de camadas, pois me agrada muito um estilo mais casual, no qual se pode ver a pele através da maquiagem.

Os óleos essenciais de limão e de laranja proporcionam um aroma delicado e cítrico, e agregam suas propriedades terapêuticas ao produto.  A página “Nossos Ingredientes” comunica que esses óleos estão presentes em concentrações mínimas, seguras para uso. Segue a lista de ingredientes — 100% naturalvegana e cruelty-free, e 71% orgânica, com pigmentos minerais.
Sálvia esclareia (Salvia sclarea)*, glycerin*, caprylic/capric triglyceride*, phytosqualane, parfumsucrose palmitateglyceryl stearatecetearyl alcoholpotassium palmitoyl hydrolyzed wheat proteinglyceryl caprylate, óleo de semente de girassol (Helianthus annuus), limonene**, microcrystalline cellulosecellulose gum, óleo de argan (Argania spinosa)*, óleo de babaçu (Orbignya oleifera)*, óleo de açaí (Eeuterpe oleracea)*, óleo de buriti (Mauritia flexuosa)*, óleo de pracaxi (Pentaclethra macroloba)*, óleo de limão (Citrus medica limonium)*, extrato de alecrim (Rosmarinus officinalis), citral**, cellulose, óleo de laranja (Citrus aurantium dulcis)*, linalool**, geraniol**, tocopherol (vitamina E natural). 
Pode conter CI 77891 (titanium dioxide), CI 77491 (iron oxides), CI 77492 (iron oxides), CI 77499 (iron oxides), CI 77019 (mica).
* Proveniente de produção orgânica.
** Óleo essencial.
100% do total dos ingredientes são de origem natural.
71% do total dos ingredientes são de origem orgânica. 
Fiquei tão bem impressionada com todos os produtos que comprei o BB Cream 4 em 1 em tamanho normal. Chegou há algumas horas, numa caixa preta e dentro de uma bisnaga também preta, com uma bela tampinha de bambu. Vem com 30ml e está custando R$ 129,00, e de fato vale o preço, na minha opinião. Também dispensa o hidratante antes da aplicação, a não ser em áreas muito secas.

E adquiri uma Sombra Mineral para dar de presente, além do Primer Velvety Skin, um produto surpreendente, que depois vai ganhar uma resenha própria aqui no blog.

O cupom “BAIMS20” dá 20% de desconto na primeira compra, e é possível solicitar amostras da Base Excellent Skin e do BB Cream 4 em 1 pelo formulário de contato ou pelo email de atendimento da Baims (atendimento@baims.com.br).

ATUALIZAÇÃO, 22/09/2016: Quase ia me esquecendo de falar dos prazos de validade... Todos os produtos que chegaram (em setembro de 2016) são válidos até outubro de 2018.

ATUALIZAÇÃO, 10/11/2016: A loja online da marca Ewé (http://www.ewealquimias.com.br/) também comercializa as maquiagens da Baims, e entrega em todo o Brasil.

ATUALIZAÇÃO, 19/04/2017: A Baims oferece 10% de desconto em todas as maquiagens (os pincéis não entram) para os leitores do blog: basta digitar o cupom TANTASPLANTAS na página de checkout da loja virtual.

OBSERVAÇÃO: Conforme informei nesse texto, os corretivos e as amostras de base e de BB cream foram gentilmente enviados pela marca, sem custo algum. Escrevi essa resenha e comprei itens por conta própria, como o BB Cream 4 em 1 e o Primer Velvety Skin, porque fiquei verdadeiramente muito satisfeita com os produtos que testei.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: protetor labial Everon, da Weleda”
“Resenha: Shampoo Sólido Oliva, Ucuúba e Menta, da Trópica Botânica”
“Resenha: Bálsamo Rose Quartz Elixir, da Indigo Elixirs (Série Havaiana)”
“Resenha: sais de banho Moroccan Rose Bath Salts, da Ravenscourt Apothecary”
“Resenha: blotting papers Original Aburatorigami e Evening Aburatorigami, da Tatcha”
“Resenha: Liquid Gold Facial Serum, da Isa’s Restoratives”

15 comentários:

Unknown disse...

Estou com muita vontade de experimentar essa marca de maquiagem. Adorei sua resenha. O cupom de desconto me deu um estímulo a mais, risos. Obrigada pela resenha Michelle.

Michelle C. disse...

De nada, Mona, e muito obrigada pelo seu comentário! Aproveita mesmo o cupom e a possibilidade de testar amostras! Tomara que você goste dos produtos; estou adorando muito os que já experimentei :)

Graciela D. disse...

Há muito tempo não ficava tão empolgada com maquiagens! Fiquei muito interessada no BB Cream e no corretivo. Sua resenha, além de excelente, foi muito esclarecedora!

Michelle C. disse...

Muito obrigada pelo comentário, Graciela! :D

Stella disse...

Que grata surpresa achar o seu cantinho! Estou fazendo a transição para cosméticos veganos, naturais e orgânicos agora. O Tantas Plantas há de ser uma fonte de informação valiosa!

Acabo de decidir que o corretivo vai ser minha primeira aquisição da Baims.

Obrigada pela resenha tão detalhada e bem organizada!

Michelle C. disse...

Muito obrigada pelo comentário tão gentil, Stella! Que bom que o Tantas Plantas está sendo útil :)

Unknown disse...

Obrigada, adorei a resenha! Uma dúvida: vc sabe se o BB cream tem alguma função de proteção solar?

Michelle C. disse...

Que bom, obrigada pelo comentário, Jordana! Quando eu estava preparando a resenha, cheguei a perguntar sobre o fator de proteção solar do BB cream para o SAC da marca, e me disseram que o produto tem algum FPS, devido ao dióxido de titânio (titanium dioxide), mas não seria um FPS alto, por enquanto.

FLORIPA SPORT disse...

Sensacional já fiz minha encomenda.

Unknown disse...

Oi Michelle!
Depois de uma saga de 1 ano e meio, consegui fazer meus testes e tenho dermatite de contato a bicromato de potássio, sulfato de níquel e cloreto de cobalto. Fiquei muito interessada pelos produtos da Baims e entrei em contato com eles, os quais prontamente me responderam e me enviaram o formulário de envio de amostras. Assim que eu receber as amostras, postarei um comentário sobre o produto. Beijos.

Anônimo disse...

Olá Michelle boa tarde
Estou fazendo uma compra na Baims via internet, o cupom de desconto do blog não está valendo mais?

Michelle C. disse...

Olá, peço desculpas pela demora em responder! Por alguma razão, só consegui ver seu comentário hoje. O cupom de desconto do blog está expirado mesmo.

Júlia disse...

eu tenho o pó bronzeador da baías e é maravilhoso , queria testar o BB cream.
www.verdeveggie.blogspot.com.br

Michelle C. disse...

Que legal saber disso, Júlia! Ainda não experimentei o pó bronzeador.

Unknown disse...

Eu não condigo encontrar a cor caramelo no site deles não aparece.....como também outras opções de cores de outros produtos