22 março 2012

Resenha: Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, da Sachi

Meu primeiro contato com os produtos da Sachi Cosméticos Naturais aconteceu em dezembro do ano passado, num bazar promovido pela Verve, minha marca preferida de lingerie, na loja de Ipanema. Quando vi os produtos da Sachi ao vivo, fiquei muito bem impressionada e comprei vários sabonetes, um Óleo Corporal Aromático Relaxante e uma Manteiga Emoliente Murumuru Lavanda & Alecrim. Adorei tudo, já fiz uma porção de novas encomendas e dei muitos itens da Sachi de presente desde então.

Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio, da Sachi
(ATUALIZAÇÃO, 01/07/13: O nome desse sabonete mudou para Sabonete Castanha-do-Brasil 72% Bio)
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Todos os produtos são naturais e elaborados artesanalmente em São Paulo por Sachimi Garcia dos Santos, que é também designer, diretora de arte e fotógrafa. A loja virtual da marca faz entregas em todo o Brasil e também em outros países, além de apresentar a lista de ingredientes de todos os itens. E o blog Supasoap mostra informações e fotos muito interessantes sobre as últimas novidades e o processo de produção dos cosméticos, principalmente os sabonetes.

Eu sempre tive um fraco por sabonetes, aliás. De todos os doze sabonetes da Sachi que já testei até agora, o meu favorito é o Sabonete #49 Castanha-do-Pará 72% Bio (ATUALIZAÇÃO, 01/07/2013: O nome desse sabonete mudou para Sabonete Castanha-do-Brasil 72% Bio). Inspirado no tradicional sabão de Marselha, ele é composto por 72% do nobre óleo de castanha-do-pará. Forma uma espuma bem cremosa e hidratante, suave o suficiente para ser usada também no rosto, e que também dá resultados excelentes na depilação com lâmina e como xampu sólido. É o produto multiuso ideal para viagens, inclusive internacionais, já que por não ser líquido pode ser tranquilamente carregado na bagagem de mão.

A minha maior surpresa ocorreu quando experimentei usá-lo no meu cabelo. Gostei tanto que esse sabonete tem sido meu xampu há três meses e meio. Além de deixar os fios limpos, macios, brilhantes, com volume na medida certa e levemente perfumados, não requer nenhum cuidado especial no momento da aplicação — basta passar a barra no cabelo molhado e depois massageá-lo com os dedos para obter uma espuma tão deslizante que desembaraçar os fios no banho passou a ser a tarefa mais fácil do mundo (mesmo num cabelo de comprimento médio como o meu, que vai até a altura dos ombros). No início achei um pouco estranho usar um sabonete em barra na cabeça, mas em poucos dias me acostumei totalmente.

O aroma é bem discreto, amadeirado e reconfortante, uma mistura do cheiro da própria castanha-do-pará com óleos essenciais de cedro e laranja. O perfume natural desse sabonete fica um pouco mais pronunciado nos cabelos do que na pele, e pode agradar tanto aos homens quanto às mulheres.

A lista de ingredientes está copiada logo abaixo e é perfeita para quem quer evitar parabenos, lauril sulfato de sódio, derivados de petróleo e outras substâncias relacionadas com alergias e outros danos à saúde.
Óleos saponificados (óleo de castanha-do-pará*, óleo de palmiste*, óleo de palma*), água, óleos essenciais de cedro atlas e laranja, extrato de alecrim.
* Ingredientes orgânicos.
A embalagem consiste num embrulho feito com uma folha de papel japonês de fibra vegetal, que somada ao rótulo bege com apenas letras impressas inspira elegância e uma certa sobriedade.

Cada sabonete vem num tamanho generoso, com pelo menos 120g, e custa R$ 15,00. Dura muito e pode ser usado inteiro ou dividido em duas metades (com uma faca comum, de cozinha, pois a barra é bem macia e fácil de cortar). Tem prazo de validade de um ano e é produzido em lotes pequenos. As edições limitadas são renovadas de tempos em tempos, e avisos sobre disponibilidade costumam ser postados na página do Facebook da Sachi Cosméticos Naturais.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Alguns outros sabonetes artesanais da Sachi”
“Resenha: Manteiga Emoliente para as Mãos e o Corpo Murumuru — Tomilho & Gerânio, da Sachi”
“Resenha: Condicionador de Castanha, da Ewé”
“Resenha: Liquid Gold Facial Serum, da Isa’s Restoratives”
“Resenha: Primer Velvety Skin e Base Mineral Compacta, da Baims”
“Resenha: creme para as mãos e bálsamo para unhas e cutículas da Sea Buckthorn Hand And Nail Collection, da Pai Skincare”

17 comentários:

Heglaé Maia disse...

Amei este review. O produto orgânico que eu mais compro é sabonete e sempre gosto de ter outras opções, pois gosto de variar.
Vontade de comprar estes sabonetes também!
:*

Juliana disse...

Há um tempão que eu namoro os sabonetes da Sachi, mas o frete pra cá deixa o preço final meio inviável... Essa resenha só me deu mais vontade. Aliás, adoro as suas resenhas! É ótimo ver produtos que eu simpatizo sendo resenhados em português. =D

Michelle C. disse...

Heglaé e Juliana, que bom que vocês gostaram; muito obrigada pelos comentários!

Lucia Araujo disse...

Minina vc é mesmo incrível. Como consegue achar tanta coisa boa prá passar prá gente. Estou doida prá experimentar os produtos desta marca, pela sua descrição parece ser uma coisa meio Lush só que com preço muito mais baixo e prazo de entrega mais rápido. Adorei!
Bjs.
Lucia

Michelle C. disse...

Lucia, experimenta sim! Concordo com você, os produtos têm mesmo bastante semelhança com os da Lush. São 100% naturais, sem conservantes, possuem texturas e aromas maravilhosos, e são hiperfrescos: todos os óleos corporais, aromasprays, manteigas emolientes e óleos faciais são confeccionados em até 2 dias úteis APÓS as compras terem sido efetuadas. Juntando esse prazo de elaboração dos produtos com o tempo que o correio leva para fazer as entregas, meus pedidos da Sachi costumam chegar aqui no Rio em apenas 1 semana. E realmente os preços são ótimos!

Simone disse...

Não estou vendo esse sabonete no site da Sachi :(

Michelle C. disse...

Simone, esse sabonete realmente não está disponível agora, até porque a produção dos sabonetes é artesanal e feita em lotes bem pequenos, edições limitadas mesmo. Por sorte, na página da Sachi no Facebook tem um post de 12 de março dizendo que o Sabonete Castanha-do-Pará 72% BIO estava em produção, o que significa que ele ficará pronto para venda por volta do dia 12 de abril. Esses posts no Facebook são a melhor forma de acompanhar os novos lotes de sabonetes. Vale destacar que é importante ser rápida e fazer a compra assim que o sabonete que te interessa entrar na loja virtual, porque alguns são tão adorados que acabam em pouquíssimos dias!

Natuiris disse...

Esse sabonete serve para o corpo, parte intima, rosto e cabelo?

Estou fugindo dos cosméticos cheios de toxinas porque causam distúrbios endócrinos (quero engravidar). Além de evitar alergias, câncer...

Estou montando a minha lista de novos produtos. Pouco a pouco vou deixar de usar os produtos atuais.

Abraços.
Tatiane

Michelle C. disse...

Tatiane Monteiro, até hoje eu uso esse sabonete (e outros da Sachi) em tudo: corpo, partes íntimas, rosto, cabelo, e para depilar as pernas.

Abraços,
Michelle

Unknown disse...

Olá, Michelle. Além deste produto, você indicaria outro sabonete orgânico para ser usado como shampoo?!?

Adorei seu blog. Parabéns!!!

Michelle C. disse...

Olá, Camila, muito obrigada!

A Sachi tem vários outros sabonetes que podem ser usados como xampu, escrevi sobre alguns deles no texto “Alguns outros sabonetes artesanais da Sachi” / http://tantasplantas.blogspot.com.br/2012/03/alguns-outros-sabonetes-artesanais-da.html. E a Reserva Folio tem um sabonete de argila que funciona muito bem como anti-resíduos: “Resenha: Sabonete Argila Vermelha e Aloe Vera, da Reserva Folio” / http://tantasplantas.blogspot.com.br/2013/06/resenha-sabonete-argila-vermelha-e-aloe.html.

Unknown disse...

Oi!! Adorei saber dos sabonetes dessa marca. Mas fiquei com duvida sobre se o cabelo não fica muito elástico ou embaraçado... fica ok com enxágue com vinagre? Uso já vinagre de Sidra e gosto muito. Outra duvida: vi sua paixão pelos produtos do John Master Organics ( eu também amei umas amostras que ganhei, mas são tão caros que fica impossível...), sabe dizer se a marca brasileira Ikove tem shampoos assim como o deles? Tudo natural, que servem para o método no poo? Obrigada mais uma vez. Todo dia leio seu blog por horas.. gratidão! estou amando!! :))

Michelle C. disse...

Oi, Grazielle! A Sachi está em recesso ultimamente, espero que ela volte a produzir sabonetes em breve :) Continuo usando sabonetes naturais e artesanais no cabelo até hoje, de outras marcas. Você pode ver todas as resenhas clicando no marcador "xampu sólido".

Sabe que o meu cabelo fica mais fácil de desembaraçar do que eu imaginava antes de começar a usar xampus sólidos? De todo modo, é preciso testar até encontrar os que funcionam melhor em cada pessoa (como acontece com os xampus líquidos). Alguns são mais adequados para cabelos secos, outros para cabelos oleosos, por exemplo; existem opções para todos os tipos.

Ainda não experimentei enxaguar com vinagre, mas quero tentar algum dia! Bom saber que você está tendo uma boa experiência. Eu coloco vinagre misturado com óleos essenciais na lavagem das roupas, substituindo o amaciante, e acho muito bom!

Continuo usando produtos da John Masters Organics até hoje. E também os outros dois condicionadores que já resenhei (um da Lavera e um da Ewé). A Ikove tem xampus mesmo, vários. Seria bom você ver as composições no site www.ikove.com.br para se certificar de que eles servem mesmo para o método no poo.

Obrigada por ler o meu blog, fiquei muito contente em saber! Em breve publicarei novos textos :)

Unknown disse...

Muito obrigada por todas respostas! Fico feliz quando encontro pessoas que usam a internet dessa forma colaborativa como você. Trazendo informações, compartilhando coisas boas para o bem de todos e sendo tão disponível para responder nossa dúvidas. Gratidão querida! Sou sua leitora e continuo sempre aprendendo com você. 💗💗💗💗

Michelle C. disse...

De nada, Grazielle, foi um prazer! :)

Jéssica disse...

Oi, Michelle! Tudo bem? Estou há alguns meses pesquisando sobre produtos orgânicos e seu blog tem sido um dos que me ajudam pra caramba!! Muito obrigada por isso!! <3
Acho que este vai ser o primeiro sabonete orgânico que vou comprar. Queria saber se após usá-lo no cabelos, você utiliza algum condicionador ou outro produto.
Obrigada!

Michelle C. disse...

Oi, Jéssica, tudo bem? Muito obrigada pelo seu comentário, que bom saber que o blog está sendo útil!! <3

Esse sabonete não está disponível na loja virtual da Sachi no momento, mas acabei de ver que tem outro lá, também indicado para uso como xampu sólido.

Após lavar o cabelo com esse tipo de sabonete, uso condicionador mesmo, até porque meu cabelo é comprido. Atualmente estou usando o Mega Moisture Conditioner, da marca americana Acure, e estou gostando muito. Não tem aqui no Brasil, mas dá para comprar online na iHerb (resenha e cupom de desconto no seguinte link: http://bit.ly/1OrVIgV).