21 março 2015

Resenha: Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta

Depois que descobri sabonetes 100% naturais com ingredientes orgânicos, passei a encarar sabonetes em barra como produtos multiuso, e fico muito contente sempre que encontro novas opções que funcionam bem não só no corpo, como também no rosto, na região íntima e especialmente no cabelo, e são adequadas para a limpeza de pincéis de maquiagem e a depilação com lâmina que faço nas pernas de tempos em tempos. Esse é um quadro que eu nunca tinha imaginado quando usava produtos convencionais, ou mesmo os que ficam no meio do caminho entre os convencionais e os realmente naturais (e de preferência orgânicos). A grande maioria dos sabonetes anteriores à minha transição para o segmento orgânico ressecava tanto a minha pele que eu me via obrigada a ter produtos diferentes para cada parte do corpo, uma situação dispendiosa e nada prática.

Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

Uma marca extraordinária é a artesanal e brasileira Fefa Pimenta Natural e Artesanal, fundada no Rio de Janeiro em 2014, por Fefa Pimenta e seu marido Luis, também chamado de Mr. Pepper pelos(as) clientes mais próximos(as). Em 2012, Luis foi diagnosticado com um tumor, levando Fefa a pesquisar fitoterapia e aromaterapia e a fazer cosméticos naturais para ajudar no tratamento. Passado o susto, o casal decidiu fazer algo que levasse a natureza para mais perto das pessoas e complementasse a vida de quem busca mais saúde e integração com o meio ambiente. Fefa deixou para trás o Direito, sua área profissional original, para se dedicar à marca e aos estudos de Farmácia, Medicina Ayurvédica e Geoterapia, e Luis participa de todas as etapas de concepção, produção e comercialização, ao mesmo tempo em que trabalha em Tecnologia da Informação.

Juntos, criaram uma marca especial, dinâmica, alegre, criteriosa, sustentável, com opções variadas para diferentes necessidades, gostos e estilos. Os produtos são totalmente naturais, sem ingredientes de origem animal, derivados de petróleo, fragrâncias artificiais, sulfatos, corantes artificiais, pigmentos sintéticos, parabenos, BHT, BHA, PEGs, EDTA e liberadores de formol. Não são testados em animais.

Entre inúmeras qualidades, os muitos sabonetes da Fefa Pimenta que já experimentei têm três características que eu gostaria de destacar: um rendimento incrível (demoram muito mais a acabar do que todos os outros sabonetes que já tive), uma ótima relação custo-benefício (preços bem razoáveis, diante de uma proposta natural de qualidade e uma durabilidade superior) e aromas extremamente equilibrados (belas combinações de óleos essenciais, até agora todas me agradaram).

Sabonete Cupuaçu e Shampoo Sólido Castamuru, da Fefa Pimenta
Clique na imagem para ampliar [Foto de Michelle C., Tantas Plantas]

O sabonete com o melhor perfume que já usei até o momento é justamente da Fefa Pimenta: o Sabonete Cupuaçu, cuja lista completa de ingredientes copio a seguir.
Óleos vegetais de palma*, oliva, manteiga de cupuaçu* saponificados, argila rosa, óleos essenciais de laranja, manjericão e ho wood, oleorresina de alecrim e resina de benjoim.
* Ingredientes orgânicos.
Outro sabonete favorito é o Shampoo Sólido Castamuru, que contém a composição abaixo.
Óleos vegetais de palma*, castanha-do-brasil (pará), manteiga de murumuru e óleo de mamona saponificados, óleos essenciais de alecrim, limão siciliano e patchouli, oleorresina de alecrim e resina de benjoim.
* Ingredientes orgânicos.
O Sabonete Cupuaçu possui uma fragrância natural, fresca, revigorante, suave e instigante. Custou R$13,00 em novembro de 2014. Já o Shampoo Sólido Castamuru custou R$16,00 em outubro de 2014, e tem um aroma herbáceo, estimulante, igualmente natural e suave. Ambos consistem em barras firmes, que podem ser cortadas ao meio com uma faca comum para facilitar o manuseio, e produzem uma espuma bem cremosa, que, além de ser muito adequada para fazer depilação e para higienizar pincéis, limpa efetivamente o corpo, o rosto, a região íntima e o cabelo, sem causar ressecamento — uma qualidade fundamental para uma pessoa como eu, com histórico de dermatite atópica (eczema), pele seca no corpo, pele mista no rosto e cabelos normais, com uma tendência à oleosidade. Meus banhos com esses sabonetes deixam a pele reconfortada e os cabelos soltos, brilhantes, macios e maleáveis. Minha filha, que está com sete anos, também adora.

Tenho usado xampus sólidos desde dezembro de 2011. Todos os dias, molho a cabeça no chuveiro com bastante água; passo a barra de sabonete em todo o couro cabeludo, como se estivesse pintando faixas; molho mais um pouco e massageio com as pontas dos dedos, formando espuma e espalhando essa espuma ao longo do comprimento dos fios; enxáguo bem o cabelo; finalizo com o uso de um condicionador natural como o Rosemary & Peppermint Detangler ou o Bare Unscented Detangler, ambos da John Masters Organics; e mantenho os sabonetes sempre a salvo da água, guardados numa saboneteira drenada.

Pessoas com características diferentes podem preferir outros sabonetes / xampus sólidos, e a Fefa Pimenta costuma ter uma porção de opções disponíveis no endereço virtual https://www.fefapimenta.com.br/loja-virtual/. Dúvidas e sugestões podem ser direcionadas para o email falecom@fefapimenta.com.br ou o telefone (21) 98574-6322 (celular e WhatsApp).

Por se tratar de uma produção em escala artesanal, determinadas opções de sabonetes podem ficar indisponíveis na loja online. Tanto o Sabonete Cupuaçu quanto o Shampoo Sólido Castamuru têm previsão de voltar ao estoque em breve. É possível fazer encomendas de lotes de produtos específicos da marca.

A validade dos sabonetes é de um ano. Cada barra tem no mínimo 130g de peso e vem embrulhada em papel claro, com a proteção extra de um saquinho de papel pardo, decorado com a ilustração de uma árvore e arrematado com uma corda fina de sisal. Junto com o sabonete vai um folheto, pequeno mas cheio de informações úteis sobre a marca, e peculiaridades e instruções de uso dos produtos. As singelas embalagens foram elaboradas de modo a restringir a geração de lixo e limitar a utilização de plástico ao estritamente necessário.

Todas as compras são enviadas com um brinde, uma linda expressão do carinho e da gratidão que Fefa e Luis dedicam aos produtos e aos(às) clientes da marca. Recebi um sabonete extra, em tamanho normal, em cada encomenda que fiz até o momento.

Os pagamentos podem ser feitos via PagSeguro, PayPal e depósito bancário, sendo que essa terceira categoria oferece 5% de desconto no valor dos produtos. O envio das compras é realizado em no máximo um dia útil após a confirmação do pagamento, uma agilidade que se faz presente também na comunicação da marca. A empresa faz entregas para todo o Brasil, e o tempo de espera para receber os pedidos depende dos Correios, de modo geral.

Quem mora ou trabalha no Centro do Rio de Janeiro pode usufruir dos benefícios da entrega direta e do frete gratuito, com o cupom “FEFACENTRO”, a ser digitado sem aspas. Vários outros bairros cariocas são contemplados com esse tipo de entrega, aos sábados, por meio do cupom “ROTA MALAGUETA”. Informações mais completas podem ser vistas no link “Entregas”. [ATUALIZAÇÃO, 28/10/2016: Há algumas semanas, foi implementada uma nova modalidade de entrega para o Rio de Janeiro, chamada de Entrega Malagueta. Consiste num e-Sedex no qual parte do custo é paga pela empresa. As entregas gratuitas no Centro permanecem inalteradas.]

A marca vem crescendo e recebendo elogios mais do que merecidos. Gosto de acompanhar as novidades na página no Facebook (https://www.facebook.com/pimentanatural) e os textos que são esporadicamente publicados no site da Fefa Pimenta (http://www.fefapimenta.com.br/), que cumpre também a função de blog.

ATUALIZAÇÃO, 04/11/2016:

Os produtos da Fefa Pimenta também podem ser adquiridos na loja online da Paz em Gaia (http://www.pazemgaia.com.br/), uma empresa familiar de Sorocaba, no estado de São Paulo, que fabrica e fornece produtos ecológicos e sustentáveis, com foco no bem estar pessoal. Dirigida por Teresinha Gaia e Marcio Gaia, faz envios para todo o território nacional. O telefone da loja é (15) 98823-2023 e o email é contato@pazemgaia.com.br. O atendimento é excelente, eficiente e muito gentil.

E quem estiver no Rio de Janeiro pode encontrar a Fefa e o Luis pessoalmente, na Primavera Vegana, uma feira gastronômica vegana e carioca, realizada regularmente aos domingos, uma vez por mês, no coletivo Comuna, um grupo multidisciplinar de gestão e produção cultural, conectado com a economia criativa e voltado para quatro pilares de conteúdo: Música, Arte, Publicações, e Comida e Bebida. Fundado em 2011, está localizado na rua Sorocaba 585, Botafogo, e o site é http://comuna.cc/. Organizada por Juliana GondoGabriela MigueisMariana Vilela e Tomáš Hencel,a Primavera Vegana foi inaugurada em 5 de junho de 2016, e tem como missão “atender ao público que busca uma alimentação saudável, vegana, local e de alta qualidade”. A programação completa pode ser acompanhada em https://www.facebook.com/primaveravegana/.

* * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * * *

LEIA TAMBÉM:

“Resenha: Bálsamo Corporal Cupuaçu, Açaí e Gerânio, da Fefa Pimenta”
“Resenha: Sabonete Argila Vermelha, da Fefa Pimenta”
“Alguns outros sabonetes artesanais da Sachi”
“Resenha: xampus e condicionadores da John Masters Organics”
“Resenha: tratamento para o cabelo com Óleo de Coco, da Dr. Orgânico, e Óleo de Linhaça, da Jatobá”
“Meu relato sobre dermatite atópica e o uso de produtos naturais com ingredientes orgânicos”

Nenhum comentário: